Frederick John Perry, conhecido apenas por Fred Perry, foi vencedor de ténis em Wimbledon três vezes consecutivas, sagrou-se campeão mais três vezes no US Open e foi, durante cinco anos, recordista mundial. Um símbolo britânico do ténis que deixou como herança o amor ao desporto por terras de sua majestade.
Foi em 1940 que lançou a primeira cartada no terreno da roupa desportiva ao inventar a sweatband, reinventada por várias casas de Moda, como a Bally ou a Lacoste de Felipe Oliveira Baptista e ainda no cinema - obrigada Wes Anderson! A jogada foi a rampa de lançamento para a marca como a conhecemos hoje. Uns anos depois, com a ajuda de Tibby Wegner, futebolista austríaco, Perry continuou a sua busca por peças que servissem o conforto essencial ao ténis e o estilo em simultâneo. Durante o torneio de Wimbledon de 1952, apresentou o clássico pólo da marca, em algodão, com mangas curtas e botões, e aí sim, o sucesso foi imediato.
A Fred Perry começou no corte de ténis e propagou-se como o vento. Dos pólos às saias, vestidos e calções, todos têm cosido o logotipo da coroa de louros. Inspirado no antigo logo do torneio de Wimbledon, e símbolo de vitória na antiga Grécia, a coroa foi então adotada como imagem da Fred Perry. "Nunca me preocupei em admitir que o meu nome é mais conhecido mundialmente não por ter ganho o tornei de Wimbledon três vezes, mas sim pela minha marca Fred Perry", disse poucos dias antes de morrer, em 1995. E esse orgulho continua vivo através da visão e estratégia da empresa japonesa Hit Union, que comprou a marca no mesmo ano.
Ao explorar a cena cultural dos últimos 60 ano, das tribos e gangues britânicos dos anos 50aos punks,skinheads, ou mesmo hooligans, até aos emos dos anos 2000 e à cena cool atual, com representantes como Liam Gallagher ou Gwen Stefani, a Fred Perry traçou o seu caminho. Esteve no top das escolhas dos adolescentes nos anos 60 e 70, um movimento de tal forma impactante que deu origem a uma subcultura própria, os Perry Boys - um gangue de Manchester com dois amores, o futebol e a Fred Perry. Do grunge ao novo cool, a marca associou-se nos últimos anos a vários nomes, como o tenista Andy Murray, a cantora Amy Winehouse ou o criador Raf Simons, com quem colaboraram em linhas que comprovam que o clássico também consegue ter um twist moderno.
Hoje, é uma marca de forte influência desportiva, um símbolo de estilo e uma marca de culto britânica. No site oficial, a ligação às origens manifesta-se em notícias sobre música, exclusivos de clubes noturnos e festivais de Ska, ou reviews de novos artistas da cena rock, punk, grunge e alternativa. E é assim que a Fred Perry chega ao ponto de equilíbrio, entre a fidelidade às suas raízes e o design de vanguarda.
Fonte: Vogue